noticia

2018-02-05

DGRM e APP realizaram workshop sobre Transformação Digital

Durante dois dias, técnicos das áreas de informática e sistemas de informação das Administrações Portuárias e da DGRM participaram num workshop sobre Transformação Digital e Governação dos Sistemas de Informação.

O evento teve como público-alvo a equipa técnica do projeto JUL – Janela Única Logística, no sentido de debater e estudar as melhores práticas atuais na digitalização de processos e organizações, bem como as mais recentes tendências tecnológicas.

Temas como o Big Data, Blockchain, Cloud ou plataformas escaláveis, foram apresentados e debatidos no contexto da transformação digital, bem como o seu impacto nas empresas e no relacionamento com os seus clientes.

No workshop foi igualmente debatida a importância da governação e da gestão das organizações e o seu alinhamento com a transformação digital, considerando que os aumentos de complexidade exigem também aumentos de capacidade de gestão. Os processos, as pessoas e a tecnologia, incluindo a relação entre estas três dimensões dos Sistemas de Informação, têm sido cada vez mais afetadas por fenómenos como a hiperconectividade e a sensorização do mundo que nos rodeia e que aumenta a grande ritmo.

Compreender bem estes fenómenos e avaliar as oportunidades que podem aportar ao projeto JUL foi o principal objetivo do workshop para a equipa técnica da DGRM e dos portos que está a desenvolver este projeto.

O workshop foi realizado com a colaboração da IDC - International Data Corporation, empresa internacional de referência nestes temas, conhecida pelas análises e produção de indicadores da informática e evolução da tecnologia a nível mundial e decorreu nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro.